Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paulo Mirpuri

Paulo Mirpuri

Portugal é de Facebook

Um português, Cristiano Ronaldo, é a personalidade com maior número de seguidores de Facebook em todo mundo (mais de 104 milhões de fãs). ¿Casualidade? Não, seguro que não.

Por um lado, há que ter em conta a projecção internacional de um dos melhores desportistas da história de Portugal, reforçada por seus sucessos em clubes tão mediáticos como o Real Madri e o Manchester United previamente. Mas ademais, há outro factor que também influi: em Portugal dizer redes sociais é o mesmo que dizer Facebook.

 

Facebook, Facebook e Facebook

Quiçá, o capitão de nossa selecção de futebol não seja o melhor exemplo para ilustrar o arrollador domínio de Facebook dada sua repercussão mundial. Mais significativos seriam exemplos como o de outras grandes personalidades portuguesas como Cristina Ferreria ou Rita Pereira. Ambas superam sobradamente o milhão de fãs nesta rede social (1.3 e 1.1 milhões respectivamente) umas cifras que sacam as cores aos seguidores que têm em outra rede tão popular como Twitter. No lugar do pássaro azul, Rita Pereira mal supera os 25.000 seguidores enquanto Cristina Ferreira fica em 10.000.

Em grandes meios de comunicação a tendência, sem ser tão extrema, também se mantém. O diário Público, quase triplica seu número de seguidores em Facebook aos fãs que acumula em Twitter: quase 900.000 vs. 300.000. Ademais, grande parte da actividade do community manager deste jornal em Twitter consiste em enlaçar às entradas da página do jornal…em Facebook.

Alguns estudos realizados por pesquisadores e experientes da Universidade Católica portuguesa tratam de estabelecer as razões para este comportamento. Segundo as estatísticas, o 96% dos utentes de Internet em Portugal tem um perfil em Facebook, 10 pontos percentuais mais que nossos paisanos espanhóis e 15 mais que a média global. Ademais, para o 87% dos portugueses Facebook é sua página mais utilizada.

Segundo os estudos universitários mencionados anteriormente, ainda que os grandes líderes de opinião do país sim utilizam Twitter, aos cidadãos não lhes interessa tanto comunicar neste espaço público senão comunicar com as pessoas de seu meio. Paulo Barreto, director de Facebook em Portugal, destacou que a companhia conta com uma base de utentes de uns 5.2 milhões, o que supõe a metade da população do país. Ademais, a maioria, uns 4 milhões, utiliza seu smartphone para ligar-se.

¿E o resto de redes sociais?

Pois a mais destacada em volume de utentes e potencial é Instagram. Dados os hábitos que estão a demonstrar os internautas médios com seu uso de Facebook, é de esperar que, inclusive, em não muito tempo possa superar a Twitter.

Eu, pessoalmente, utilizo quase todas as redes sociais e ainda que Facebook (facebook.com/paulomirpuri) é minha favorita, Twitter (twitter.com/paulomirpuri) e Instagram (instagram.com/paulomirpuri) também gosto de muito.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D